https://www.youtube.com/watch?v=qD93v6y1KcA para entender harmonia e melodia
https://www.youtube.com/watch?v=yGGXxMgQBvo este é legal para entender ritmo e demonstra bem como nosso primeiro e fundamental instrumento musical é nosso próprio corpo
https://www.youtube.com/watch?v=pcKR5LPtESY&list=PLmYOxFG665Bu8YFP-9Qu3CxhORyP95UDd oficina de percussão corporal do grupo barbatuques
https://www.youtube.com/watch?v=pFaWQhzaBJw como fazer percussão corporal
https://www.youtube.com/watch?v=ezJJlekPdOo Naná Vasconcelos, pernambucano, considerado o maior percussionista do mundo toca seu berimbau e fala da sua arte!
https://www.youtube.com/watch?v=T18tbTP2u_o Como dançar Coco, um ritmo bem pernambucano marcando o ritmo com os pés
https://www.youtube.com/watch?v=vuKbvaBLwDw&list=PLYDaWRIRjV67gObg4mAwM5CTVJ2XRfc6M&index=4 GLORINHA DO COCO
https://www.youtube.com/watch?v=-tJYN-eG1zk "We will rock you" versão original
O Quadro abaixo mostra as qualidades dos sons: Densidade, timbre, intensidade, altura, duração.
E também as formas como os sons e pausas se combinam para criar música: harmonia, melodia e ritmo!
O Timbre nos permite identificar a fonte do som: é voz de homem, de mulher, um piano, uma guitarra?
Já a intensidade nos permite identificar os sons entre fortes ou fracos!
Não preciso dizer que os gritos nos irritam FORTEMENTE!
Altura é sobre os sons serem agudos=altos ou graves=baixos
Tanto que a gente vê na imagem abaixo que a voz masculina mais grave é chamada de baixo!
E as combinações?
A Melodia faz uma sequência de notas musicais, uma de cada vez! A voz humana é assim, só emite uma nota por vez! A flauta também!
Mas se a galera se juntar para cantar aí já temos harmonia, porque todos estarão emitindo notas ao mesmo tempo. Numa banda ou numa orquestra também!
Uma música legal para perceber o ritmo é "we will rock you" Super recomendo esse vídeo, versão original do Queen e eu adoro o Queen. Além disso os alunos adoram fazer essa batida cantando o refrão a plenos pulmões!
https://www.youtube.com/watch?v=-tJYN-eG1zk
interessante;)
ResponderExcluir