https://www.youtube.com/watch?v=uYUqbnk7tCY
A Diva Billie Holiday
Louis Armstrong
Desde a Bossa Nova os músicos brasileiros são influenciados pelo jazz e pela ideia de experimentação.
Vejamos alguns artistas brasileiros da atualidade que se aprofundaram na improvisação e na experimentação:
Hermeto pascoal
Músico que usa todo tipo de instrumento, musical ou nçao para produzir som!
Naná Vasconcelos
Percussionista que usa de forma inusitada os instrumentos de percussão tradicionais, sobretudo os da capoeira como o berimbau e o caxixi.
https://www.youtube.com/watch?v=1XhIiUrBalI
Mas bem antes das experimentações da música popular contemporânea a música foi feita por trovadores na idade média que iam de cidade em cidade cumprindo a dupla função de levar música e notícias em uma época em que ainda não havia imprensa e as histórias eram cantadas e não lidas.
No período Renascentista surgiram a pauta para a escrita de partituras e os nomes das notas musicais.desenvolvendo-se assim a música erudita(erroneamente chamada genericamente de clássica) e explorou-se muito o uso de mais de uma voz ao mesmo tempo, o que se chama polifonia.
No período Barroco surgem a ópera e compositores importantes como Bach e Vivaldi.
O período ao qual podemos corretamente chamar de música clássica é aquele compreendido entre 1740 e 1800 no qual se destaca Mozart como grande compositor.
De 1800 a 1912 a música do Romantismo ganha espaço, já sem tanta preocupação com a forma musical como tinha sido a música dos períodos anteriores. Há muitos grandes compositores nesse período mas devemos destacar Beethoven que continuou compondo mesmo depois de já estar praticamente surdo.
No século XX após as grandes guerras a música popular ganhou cada vez mais força deixando a música erudita cada vez mais restrita a um público restrito de apreciadores embora grandes compositores tenham continuado a surgir :
E não esqueçamos o nosso grande compositor Brasileiro Heitor Villa Lobos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário